domingo, 28 de novembro de 2010

Em lugar de um prefácio... - Descartes

Uma vez cheguei a refletir sobre as diferentes ocupações a que os homens se entregam nesta vida e fiz a tentativa de selecionar as melhores delas. Mas não é necessário contar aqui a que pensamentos cheguei a respeito: basta dizer que, pela parte que me toca , nada me pareceu melhor do que me manter estritamente em meu propósito, ou seja, empregar todo o tempo da vida para desenvolver minha razão e seguir, da maneira que me havia proposto, na pista da verdade, pois os frutos, que já havia saboreado seguindo esse caminho, eram de tal ordem que, em minha opinião, nada mais agradável, mais inocente, se pode encontrar nesta vida: além disso, desde que recorri a essa forma de observar, cada dia me levou a descobrir algo de novo, que tinha sempre uma certa importância e que de modo algum era do conhecimento geral. Finalmente, minha alma ficou tão repleta de alegria que todas as outras coisas já nada podiam lhe fazer...

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito da forma como pensa e se expressa. Gosto do seu bom gosto e de como é sensível. Gosto da sua grandeza de alma... Gosto de me lembrar daquela menininha loirinha e gordinha, menos falante que as outras crianças. Vir até aqui me faz bem. Seguirei te seguindo...

    ResponderExcluir